Com a crise e o aumento da competitividade, inclusive com a enorme oferta de soluções, várias empresas de TI (Tecnologia da Informação) têm se confrontado com o desafio de agregar valor a suas soluções para ganhar novos clientes e reter a carteira existente, fidelizando seus contratos.
Não é uma tarefa fácil ampliar a carteira, mas a grande verdade é que uma empresa de TI é escolhida por um cliente porque tem a especialização necessária para o negócio do cliente.
Antigamente, no entanto, era mais ou menos assim: eu tenho uma academia, então procuro uma empresa de software que tenha um sistema especializado em academia. Hoje em dia, se você tem uma academia não basta a empresa de TI oferecer um software de academias de ginástica.
O cliente quer que a sua empresa agregue valor para a empresa dele, trazendo mais do que apenas um software. O cliente precisa de ideias, modelos de promoção, gestão, RH, finanças e marketing.
A verdade é uma: ele quer que você conheça profundamente o business dele, dando sugestões e fazendo parte de algo chamado Cadeia de Valor. Isso acontece com empresas de TI que atuam com ERP, softwares diversos, serviços de suporte e até venda de máquinas e equipamentos de PDV.
O Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a mostrar autoridade e proximidade com o negócio do seu cliente, isso se reflete em vídeos, artigos e lives que você pode fazer. Todo esse conteúdo, aliado a uma estratégia eficaz de SEO e forte presença nas redes sociais, pode fazer com que sua empresa receba "toneladas de leads" (prováveis e futuros clientes).
Então é começar já! Produza conteúdos de qualidade e que atraiam interessados no valor que você pode agregar ao seu cliente e não ao produto que você vende. Ninguém acorda pensando em comprar um software! Os empreendedores e executivos estão interessados em performance e em fazer seus negócios crescerem. Agregue valor e novos clientes surgirão todos os dias!
Sucesso e boas vendas!
Ricardo Gimenez.