Um fluxo de cadência é um plano sistematizado de uma série de interações que usam diferentes métodos de comunicação para aumentar a chance de contato com um prospect.
Um fluxo de cadência pode ser simples, ou seja, utilizando de apenas um canal para chegar até seu potencial cliente, por exemplo, usando somente cold call ou apenas cold mailing.
Ou pode ser misto, que no caso é um fluxo de cadência onde são usados vários canais (e-mail, ligação, redes sociais,etc). O objetivo é buscar aumentar as chances e a velocidade de contato.
Mas, mesclar os canais não significa cercar o potencial cliente em todos os lugares e fazer várias abordagens de uma vez, é preciso ter uma ordem e uma lógica nessa cadência de contatos para que ela realmente seja assertiva.
Um bom formato é usar fluxos de cadência semiautomáticos, onde é possível fazer o acompanhamento das atividades e programar parte delas.
Ou seja, contar com um CRM para organizar e programar as atividades manuais, e montar ações de prospecção programadas.
Confira 3 passos para montar um fluxo de cadência eficiente:
1. Defina os canais para prospecção
Além de saber quais meios de comunicação seus compradores usam, lembre-se que, alternar entre e-mail, ligações e redes sociais, aumenta a eficiência da prospecção.
2. Defina a intensidade da sua prospecção
O seu fluxo pode ser curto e com mais interações, assim como pode ser longo e espaçado.
Defina isso analisando a quantidade e o tipo de conteúdo que você precisa apresentar aos potenciais clientes.
Não esqueça que cadências com maior número de ligações geralmente são mais agressivas e diretas, portanto, avalie se o perfil do comprador está alinhado a essa abordagem.
3. Crie as abordagens
É hora de deixar todas as abordagens prontas.
Monte todos os modelos e preste atenção na forma como você está falando com o potencial cliente. Você deve sempre falar a língua dele.
A forma como abordamos um potencial cliente no ramo de medicina não é a mesma com que falamos com um de uma empresa de construção, por exemplo.
Mas empresas que oferecem serviços de telefonia especializada em B2B, por exemplo, podem abordar esses dois públicos.
Por isso, é importante separar esses potenciais clientes – usando o que chamamos de segmentação. Basicamente, agrupando contatos do mesmo segmento, ou com dores parecidas, enfim. Assim a comunicação fica mais personalizada.
Caso a sua prospecção seja automatizada, use variáveis com o nome da pessoa, empresa, etc.
Torne a abordagem o mais pessoal possível para quem está recebendo. Com isso, você aumenta suas chances de sucesso.
E, claro, se tratando de abordagens escritas, tenha sempre em mente que você está aguardando a resposta de alguém, então, deixe sempre uma chamada para ação ao final da abordagem.
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