Quando você está precisando de um produto ou um serviço, por onde você começa a procurar? Se a sua resposta for o Google ou as redes sociais, você já tem uma noção da importância da presença digital para as marcas.
Independentemente de onde está o seu negócio, no físico ou digital, a presença digital não é mais uma questão de escolha ou preferência, tornou-se obrigatória.
E por que a presença digital é tão imprescindível?
Segundo estudos, o Brasil conta com 152 milhões de usuários da Internet — número que representa 81% da população com 10 anos ou mais.
Diante de números tão expressivos, as empresas também perceberam a importância de ocupar o ambiente online. Foi comprovado que 58% dos negócios brasileiros passaram a investir na presença digital durante a pandemia.
Ou seja, todos estão no digital, consumidores e empresas, por isso, você também tem que estar!
Mas, afinal, o que é Presença Digital?
Em síntese, presença digital se refere forma como uma empresa se posiciona e se comunica nos diferentes meios digitais, como redes sociais, sites e blogs. É neste ambiente online que a empresa produz conteúdo relevante para o seu público-alvo, ao mesmo tempo que interage com ele e o conhece melhor.
Na medida que essa presença vem ganhando consistência e espaço no digital, um relacionamento com o público é construído e a empresa passa a alcançar maior visibilidade e credibilidade no mercado em que atua.
A seguir, listamos as principais ferramentas que você pode investir para trabalhar a presença digital do seu empreendimento:
Site
Criar um site para a sua marca é um dos primeiros passos para transmitir mais credibilidade para o público e criar uma vitrine virtual dos seus produtos ou serviços.
Redes sociais
Com as redes sociais mais estratégicas selecionadas, crie perfis profissionais para o seu negócio e comece a produzir conteúdos de relevância para os seus consumidores.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite que as empresas gerenciem a sua presença digital nos resultados de pesquisa do Google e do Google Maps.
Blog
O blog é uma excelente ferramenta para produzir conteúdos mais profundos sobre o seu nicho de mercado e fortalecer a autoridade da sua marca no ambiente online.
SEO
É fundamental que as páginas do site e do blog da sua empresa sejam otimizadas para SEO (Search Engine Optimization), para terem mais chances de ranquear nos primeiros resultados do Google e gerar visibilidade e tráfego orgânico.
Além dessas, existem muitas outras ferramentas que podem contribuir com uma Presença Digital impactante, e com isso alavancar a imagem e consequentemente as vendas do seu negócio.
No entanto, estratégias e planejamentos bem definidos são fundamentais para que os objetivos estipulados sejam realmente alcançados.
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