A maioria das estratégias de marketing digital tem como objetivo gerar mais leads, ou seja, visitantes que demonstrem interesse nos serviços ou produtos da sua empresa, também conhecido como clientes potenciais.
Para gerar leads é fundamental que sejam criados conteúdos úteis, relevantes e atrativos para a sua persona, pois a partir do consumo desse conteúdo será mais fácil construir um relacionamento e, por consequência, uma oportunidade comercial.
Mas quais são os principais canais digitais que devem ser aplicados conteúdos e estratégias de marketing?
- Redes Sociais
Além de um espaço de interação social, as redes sociais se tornaram verdadeiros canais de relacionamento e tráfego e vitrines valiosas para captar negócios e gerar leads, sendo o LinkendIn, Twitter, TikTok, Instagram e Facebook as principais redes e com maior número de usuários.
- Mídias pagas
Mídias pagas estão se tornando cada vez mais importantes, pois são capazes de gerar leads de forma mais rápida. A maioria dos posts patrocinados precisam estar inseridos em mecanismos de buscas ou nas redes sociais, tais como:
Instagram Ads – Atua por meio de planejamento de landing pages responsivas, call to action planejados e hashtags estratégicas.
Google AdWords – Utiliza a rede de display e rede de pesquisa.
LinkedIn– Exibe anúncios de forma bastante segmentada e atua por meio de patrocínio de postagens publicadas no Show Casa e Company Page.
Facebook Ads – São anúncios dentro do próprio facebook voltados para leads ads, remarketing e conversão.
- Blog
O blog é o principal canal para que conteúdos B2B e B2C possam gerar mais leads. artigos, ebooks, links internos, CTAs, e pop-ups são as principais possibilidades que podem gerar leads para o seu negócio.
- E-mail marketing
O e-mail marketing é a forma mais exclusiva de relacionamento com seu cliente, através dele você pode oferecer conteúdo qualificado, atrativo e útil de uma forma mais pessoal e direta. Os formatos são variados: campanhas promocionais, e-mails transacionais, newsletters, automação de marketing e lifecycle e-mail.
- Vídeos no Youtube
Pesquisas indicam que 50% do tráfego da internet é feito por vídeos, seja para trabalho, compras ou lazer, inclusive, o Youtube é a segunda ferramenta online mais utilizada no mundo.
Existem outros canais que o seu negócio pode marcar uma presença digital, e todos eles têm um lugar mais adequado em um funil de vendas, mas independente do canal, a regra é clara: comunicação rica e assertiva é o caminho para gerar leads e convertê-los em clientes.
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