Muitos acreditam que público-alvo e persona são meros sinônimos, no entanto, existem grandes diferenças entre ambos, apesar de estarem relacionados.
Então, qual é a definição de público-alvo?
Um público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, tais como classe social, escolaridade, localização, faixa etária, gênero, entre outros.
Durante muito tempo o público-alvo serviu como norte para as estratégias de marketing e vendas, era a partir dele que se desenhavam os produtos e serviços, que se definia o mercado, que se estabelecia a precificação e eram definidos os canais em que seriam realizadas as campanhas.
No entanto, com o avanço da tecnologia e do acesso à informação, novos hábitos de consumo surgiram e, consequentemente, uma maior necessidade de afunilar e segmentar o público alvo, a fim de alcançar uma percepção mais detalhada do consumidor, bem como de suas vontades, comportamentos e aspirações.
E, afinal, o que é uma persona?
Persona é um personagem semifictício do cliente ideal da empresa, construído com base em dados e pesquisas de pessoas reais, que diferentemente do público-alvo, busca definir características psicológicas e comportamentais como ambições e angústias, crenças e valores, dores em relação ao seu produto ou serviço, entre outras questões que garantem uma maior especificidade.
Resumindo, público-alvo é um grupo de pessoas e persona é alguém.
Definir uma persona para o seu negócio permite que o seu marketing seja melhor direcionado, uma vez que as dores e necessidades mais específicas foram precisamente identificadas.
Levar em conta informações mais detalhadas sobre este cliente ideal, como hábitos e condição financeira, também resulta em uma comunicação mais personalizada e humanizada, além de te permitir descobrir qual é a linguagem e o tom ideal que devem ser utilizados na comunicação da sua marca.
A partir disso, são gerados muitos outros benefícios:
Definição de redes sociais que sejam mais adequadas
Elaboração de conteúdos direcionados e relevantes
Ajuda a segmentar melhor os seus anúncios
Mais leads e mais vendas!
A criação de uma persona permite que você descubra qual é o seu cliente ideal e se conecte verdadeiramente com ele. O que você ganha com isso? Resultados incríveis em seu negócio!
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